top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Soluções minerais – o que é e como são obtidas?



As soluções minerais são os resultados que os minerais podem proporcionar ao material onde está sendo aplicado. Esses aditivos minerais podem entregar diferentes resultados dependendo do material e forma de aplicação. Portanto, na grande porcentagem dos casos vários fatores podem influenciar nas soluções minerais, principalmente as características químicas, físicas, térmicas e mineralógicas.


Como são obtidas essas soluções minerais?


Os aditivos minerais são aplicados em materiais de diversos setores da indústria a fim de obter um produto potencializado com suas principais características reforçadas. Por isso, essas soluções minerais normalmente são aplicadas em produtos das seguintes indústrias:

  1. Plásticos;

  2. Tintas;

  3. Borrachas;

  4. Domissanitários (Sabões e Detergentes);

  5. Química;


Cada aditivo possui suas próprias características, dessa forma, os produtos das determinadas indústrias podem reagir de forma diferente, oferecendo resultados distintos. Veja abaixo:


Plásticos


As soluções minerais aplicada em materiais plásticos podem destacar diferentes características já existentes. Mas, por mais recente que seja a relação do plástico com os aditivos minerais, é possível destacar diversas propriedades químicas e físicas no resultado final como:

  • Maior resistência do material;

  • Oferece melhor acabamento plástico;

  • Potencializa a coloração;

  • Entrega uma melhor aparência.


Essas características foram essenciais para tonar o plástico, um produto nocivo a saúde dos seres humanos.


Os aditivos minerais mais aplicados na fórmula desse material são: carbonato de cálcio, óxido de cálcio, dolomita, sulfato de bário, mica e outros.


Tintas


Nesse caso, os aditivos minerais têm como característica fundamental, proporcionar ainda mais proteção às tintas. Essa solução mineral dá resistência e uma proteção extra para os locais que forem pintados. Por conta de seu alto poder é aplicado em automóveis para evitar a ferrugem. Assim, os aditivos mais aplicados são Talco, Agalmatolito, Barita, Bentonita, Calcita, Carbonato de Cálcio Precipitado, Caulim, Diatomita, Dióxido de Titânio, Dolomita, Mica, Óxido de Zinco, Quartzo, Silicato e Sulfato de Bário.


Borrachas


No caso da aplicação em borracha os aditivos podem resultar em diversas soluções minerais. Como cada aditivo possui suas propriedades únicas, por isso, o resultado pode variar com suas características. Mas, os resultados podem variar entre proporcionar uma maior resistência física ao desgaste e rasgo, aumento da densidade e melhora considerável da flexibilidade do material.


Os aditivos mais aplicados são o Agalmatolito, barita, carbonato de cálcio, caulim, sílica precipitada e talco.


Domissanitários


A classe dos domissanitários é um grupo de produtos destinados a parte de higienização de ambientes públicos ou privados. Dentro dessa classe podem se classificar os desinfetantes, repelentes, sabões em barra, sabões em pó, saponáceos (lava prataria), detergentes, inseticidas, raticidas, alvejantes, amaciantes de tecidos, ceras, limpa móveis, limpa vidros, polidores de sapatos, pasta desengraxante (pasta de mecânico), removedores, água sanitária e agentes de limpeza em geral.


Assim como o tópico anterior, a aplicação dos aditivos tem características únicas, então os resultados também serão variados correspondendo às suas propriedades. Os aditivos minerais mais aplicados nessa indústria são Agalmatolito, Calcita, Caulim, Diatomita, Hidróxido de Cálcio, Dolomita, Silica Precipitada, Quartzo, entre outros.


Soluções minerais e a Indústria Química


É permitido dizer que a indústria química está presente nos setores apresentados acima, e em muitos outros. Portanto, os aditivos estão presentes em todos os segmentos industriais e são os responsáveis por entregarem uma característica natural aos produtos químicos.

Os aditivos minerais são materiais trabalhados através de vários processos para serem adicionados a outros produtos passando pela indústria química.


Além das indústrias apresentadas acima, alguns setores também usam de aditivos para obterem soluções minerais de qualidade. Alguns dos exemplos são:

  • Fabricação de papel: os aditivos minerais fornecem resistência física e opacidade do produto. Muito usado na fabricação de papeis de fumo graças a sua capacidade de combustão;

  • Agronegócio: o uso de aditivos minerais nesse setor auxilia nos cuidados com a terra, fortalecimento das raízes e no trato da produção. Esses minerais enviam os nutrientes de defesa para os frutos e plantas.


Brasilminas e Soluções Minerais


Com mais de 70 anos no mercado a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Oferecemos aos nossos parceiros nosso conhecimento técnico para viabilizar a aplicação dos aditivos minerais em materiais de forma de proporcione os resultados esperados. Através destes anos nos aperfeiçoamos para sempre atender os principais setores industriais.


Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.


65 visualizações0 comentário

Comments


Whatsapp brasilminas
bottom of page