top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Calcário Dolomítico: O Que é e Para Que Serve?



O calcário dolomítico é crucial para a produtividade da sua lavoura. Não é por acaso que este aditivo mineral é tão usado em plantações de todo Brasil, sejam elas de pequena, média ou grande extensão. Confira este artigo e veja com detalhes todos os benefícios que ele oferece.

Por que o calcário dolomítico é tão importante na produção agrícola?

A função essencial do calcário dolomítico é recuperar o solo e proporcionar as melhores condições para o plantio. O bom desenvolvimento das plantas e rendimento da colheita dependem totalmente desta fase de preparo.



Por mais que a atividade agrícola requeira rapidez, o descanso do solo e preparo adequado são essenciais para garantir a fertilidade. Este processo de recuperação utilizando calcário é chamado de calagem. Ainda que ela seja considerada uma técnica básica, a calagem é uma das práticas mais essenciais para garantir os melhores resultados na atividade agrícola.


O calcário dolomítico equilibra a acidez


Esse tipo de calcário corrige a acidez do solo, tornando-o mais propício à disponibilidade de nutrientes essenciais para as plantas. Ele é composto por níveis adequados de cálcio e magnésio, dois elementos essenciais para reduzir a acidez e elevar a qualidade do solo.


O indicado é que essa correção ocorra de 60 a 90 dias antes do plantio. Dessa forma, a alta concentração de nutrientes fará com que as plantas apresentem o melhor desempenho em todas as etapas do cultivo. Além disso, essa concentração de nutrientes torna o solo e as plantas mais resistentes a diversos fatores externos (períodos de pouca chuva, pragas etc.).


5 benefícios do calcário dolomítico para a agricultura


Ao disponibilizar níveis equilibrados de cálcio e magnésio, o calcário dolomítico gera diversos benefícios para o solo. Cada um deles é o que garante o sucesso da colheita.


1 – Alta concentração de nutrientes


Calcário dolomítico torna o solo mais fértil. Isso acontece porque ao corrigir a acidez, naturalmente há maior disponibilidade de macro e micronutrientes essenciais para as plantas.


De acordo com dados da Embrapa, os macronutrientes de maior relevância para o desenvolvimento das plantas são: nitrogênio, cálcio, magnésio, enxofre, potássio e fósforo. Quanto aos micronutrientes, os mais importantes são: zinco, manganês, boro, cloro, cobre, molibdênio e ferro. Todos estes nutrientes consistem no alimento das plantas.


2 – Aumento do pH


Ao neutralizar a acidez, o efeito positivo do calcário dolomítico também atua no equilíbrio do pH do solo. Por influenciar no crescimento dos vegetais, este fator está totalmente relacionado à produtividade. Além dos cuidados com o pH serem necessários antes do plantio, eles são fundamentais para manter as melhores condições do solo ao longo do tempo.


3 – Eliminação de elementos tóxicos


O uso do calcário dolomítico contribui para remover elementos que são tóxicos ao solo. Dois dos principais são o alumínio e o manganês. Isso é essencial para garantir a saúde das plantas e conservar o solo fértil.


4 – Melhora das condições biológicas do solo


Quando o calcário dolomítico e demais minerais são utilizados no preparo do solo, há um ganho imenso em termos de condições biológicas. Essas condições determinam o bom andamento de todas as etapas do cultivo e são essenciais para o sucesso da colheita.


5 – Prática sustentável


O uso de itens minerais como o calcário dolomítico favorece a preservação dos recursos naturais, já que não gera danos ao meio ambiente. Este benefício também contribui para as boas condições do solo no decorrer do tempo e proporciona uma recuperação mais rápida após a colheita.


Na Brasilminas você encontra calcário dolomítico com qualidade certificada


Além de saber sobre a importância e benefícios do calcário dolomítico para a plantação, é preciso contar com a máxima qualidade e desempenho desse produto. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que aumentam a produtividade em lavouras de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.


O agronegócio requer eficiência e rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Para isso, disponibilizamos dezenas de aditivos minerais que proporcionam excelentes resultados.


Entre estes aditivos está o calcário dolomítico. Para atender com exatidão às demandas de cada cliente, trabalhamos com diferentes granulometrias. O objetivo é facilitar todas as etapas do processo produtivo e gerar altos ganhos em produtividade.


Além dos aditivos minerais, oferecemos vários serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento dos nossos produtos.

Estes serviços são:

  • Britagem;

  • Peneiramento;

  • Moagem;

  • Micronização;

  • Blendas/misturas.


Entre em contato conosco. Explicaremos detalhes sobre como o calcário dolomítico aumenta a eficácia dos processos produtivos na sua lavoura. Garantir a qualidade e reduzir custos é fundamental para aumentar sua lucratividade.

84 visualizações0 comentário
Whatsapp brasilminas
bottom of page