top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Aditivos minerais no plantio – por que o uso deles é tão importante?



O sucesso de uma colheita depende em grande parte dos minerais utilizados no plantio. É nesta etapa que o solo deve estar ainda mais preparado para proporcionar o ambiente perfeito ao crescimento e desenvolvimento das plantas. Para isso, nós utilizamos os aditivos minerais no plantio.


Por que usar aditivos minerais no plantio?


Os benefícios de usar aditivos minerais no plantio são vários. Graças a eles, a lavoura se desenvolve plenamente e a colheita se destaca pela produtividade. Uma das maiores vantagens desses aditivos é que eles não agridem o meio ambiente.


Desprovidos de carbono, os aditivos de origem mineral preservam a qualidade do solo e contribuem para uma atividade agrícola sustentável. Usar minerais na etapa do plantio é essencial para que todas as fases do cultivo ocorram da melhor maneira. É neste período inicial que a plantação demanda ainda mais nutrientes.


Quais nutrientes os aditivos minerais oferecem para o plantio?


Os aditivos minerais usados nas plantações são compostos por diferentes tipos de nutrientes. Há dois grupos.


1 – Micronutrientes

  • Manganês;

  • Zinco;

  • Ferro;

  • Cobre;

  • Cloro;

  • Boro;

  • Molibdênio.


2 – Macronutrientes

  • Nitrogênio;

  • Potássio;

  • Fósforo;

  • Enxofre;

  • Magnésio;

  • Cálcio.


Micronutrientes são aqueles exigidos em quantidades menores pelas plantas. Já os macronutrientes são elementos que as plantas requerem em maior quantidade. Cada um deles contribui para diferentes etapas quanto à germinação, fortalecimento da raiz e caule, produção de folhas, sementes e frutos.


Resultados dos aditivos minerais na agricultura


Essenciais para a alta produtividade agrícola, os aditivos minerais usados no plantio proporcionam resultados em todas as etapas do cultivo. São eles:


Elevada disponibilidade de nutrientes


O preparo para o plantio envolve suprir deficiências nutricionais apresentadas pelo solo. Se não há uma quantidade equilibrada de nutrientes, as plantas apresentarão problemas já nas primeiras etapas do cultivo, o que comprometerá toda a colheita. O uso dos aditivos é fundamental para que a lavoura se desenvolva com total potencial produtivo.


Condições mais adequadas para o solo


A cada cultivo e no período pós-colheita, o solo passa por mudanças. Uma das principais é a perda de macro e micronutrientes. Ainda que essa situação seja comum, é necessário que ela seja corrigida antes de iniciar um novo cultivo. Na etapa do plantio é imprescindível que o solo apresente as condições químicas e físicas ideais para aumentar o potencial produtivo.





Bom desenvolvimento da lavoura


Quando a etapa anterior ao plantio recebe maior atenção, os nutrientes são disponibilizados para as plantas em maior quantidade e de maneira equilibrada. Esse cuidado inicial reflete em todas as fases posteriores do cultivo.


Maior fertilidade das plantas


O nível de produção de sementes e frutos depende da capacidade de fertilidade das plantas. Para que elas entreguem todo potencial produtivo é necessário que a quantidade de nutrientes seja abundante. Este resultado é obtido com o uso dos aditivos minerais.


Resistência a períodos de estiagem


Uma das situações adversas mais temidas pelos produtores rurais são períodos longos de seca. E não é por acaso. A falta de chuva pode colocar a perder meses de trabalho intenso. Este é mais um motivo para utilizar os aditivos minerais no plantio. Quando é disponibilizada a quantidade adequada de nutrientes, o solo e a plantação resistem mais facilmente a períodos de estiagem.


Proteção contra pragas e doenças


Outro importante resultado proporcionado pelos aditivos minerais no plantio é a proteção contra pragas e doenças que podem afetar a lavoura em diferentes momentos. Quando o solo é devidamente preparado e as plantas são bem nutridas logo nas primeiras etapas do cultivo, elas ficam mais resistentes.


O conjunto desses resultados é o que garante uma colheita altamente produtiva. Eles são obtidos com o uso de aditivos minerais de alta qualidade, capazes de oferecer ao solo os macro e micronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da plantação.


Conheça os aditivos minerais da Brasilminas


Além de saber quais são os resultados oferecidos para a lavoura, é preciso contar com aditivos minerais de alto desempenho no plantio. Eles garantem fertilidade ao solo e excelente desenvolvimento para as plantas em todas as etapas do cultivo.


Há mais de 70 anos oferecendo produtos que aumentam a produtividade em plantações de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no setor agrícola.


Pelo fato de o agronegócio se transformar com rapidez, é necessário inovar constantemente para oferecer o que existe de melhor e mais eficaz aos produtores. Essa é nossa missão.

Entre em contato conosco e saiba como os aditivos minerais para o plantio aumentam o potencial produtivo na plantação.

15 visualizações0 comentário

댓글


Whatsapp brasilminas
bottom of page