top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Silicato de alumínio – grande potencial na indústria de borracha



Dentro do setor industrial é possível encontrar diversos insumos e aditivos com diferentes formas de aplicação. Um desses é o silicato de alumínio. Esse mineral é um importante componente da família das argilas.


Esse aditivo é um mineral inorgânico extraído de jazidas e quimicamente inerte. Então, um dos fatores mais importantes é que esse insumo pode ser encontrado em diversas granulometrias através do serviço de moagem, feito pela Brasilminas.


Aplicações e usabilidade do Silicato de alumínio


Atualmente existem diversos tipos de silicatos de alumínio no mercado que são conhecidos como minerais de aluminossilicato. Estão na lista a andaluzita, cianita e silimanita.


Portanto, o silicato de alumínio é um mineral flexível, graças a sua baixa dureza, boa refratariedade e alta alvura. Por isso sua aplicação pode se estender por diversos setores.


Tintas e Vernizes


A carga desse mineral é muito usada no segmento de revestimentos de tintas e vernizes. Além disso, sua principal característica é oferecer um acabamento lamelar superficial uniforme e uma boa cobertura


Plásticos


Dentro de sua aplicação no setor de plásticos, o silicato de alumínio pode oferecer uma maior estabilidade dimensional, maior fluidez e baixo desgaste com isso maior durabilidade.


Domissanitários


Por ser um mineral inerte, o Silicato de alumínio é muito usado como uma espécie de veículo de princípios ativos. Então é uma importante carga mineral na fabricação de sabão, detergentes, sabonete, vela, cera automotiva e outros.


Adesivos e selantes


Por ser uma carga mineral extremamente versátil, o silicato de alumínio ajuda no controle e estabilidade do produto final. Além disso, é fundamental para melhorar a textura e as formas de manuseio do produto, tornando-o mais macio.


Construção Civil


O silicato de alumínio também pode ser aplicado dentro de alguns materiais da construção civil. Dessa forma, o mineral possui ação importante em argamassas, colas, vedantes e outros.


Como o silicato de alumínio é usado na indústria de borrachas


O silicato de alumínio se destaca dentro da indústria de produção de borrachas pela sua usabilidade. Esse mineral inerte é usado principalmente na fabricação de materiais de alta qualidade. Ou seja, esse aditivo é fundamental para garantir uma alta resistência mecânica à pressão e aumenta a resistência ao atrito.


Durante a mistura o aquecimento do material pode provocar vulcanizações prematuras. Essas misturas vulcanizadas podem obter propriedades específicas. Portanto, nesses casos podemos notar uma ação retardada e resultados melhores.


É importante falar que os silicatos que são usados na borracha são produzidos apenas por precipitação. Então, os mais usados dentro desse segmento são o silicato de alumínio e o silicato de cálcio.


Brasilminas fornecedor de Silicato de Alumínio


Há mais de 70 anos no mercado, a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.


Possuímos uma vasta experiência nesse mercado e estamos prontos para te atender e recomendar nossas melhores opções de produtos. Possuímos um amplo portfólio e atendemos diversos setores. Esses são alguns dos aditivos que trabalhamos: Agalmatolito, Ardósia, Barita, Bentonita, Calcita, Calcita revestida, Caulim, Dolomita, Diatomita, Estearato de zinco, Hidróxido de cálcio, Mica flocada, Óxido de cálcio, Quartzo e Talco.


Portanto, pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores insumos brasileiros e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa.


16 visualizações0 comentário

תגובות


Whatsapp brasilminas
bottom of page