top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Remineralizadores de solo – como eles aumentam a produtividade?



O uso dos remineralizadores de solo é essencial para tornar o terreno mais fértil e produtivo. Além disso, eles consistem numa alternativa muito mais econômica e eficaz na recuperação do solo para o manejo agrícola, proporcionando resultados ainda melhores para os produtores.


Por que os remineralizadores de solo são tão importantes?


Portanto, para entender por que os remineralizadores de solo são tão importantes para o terreno é preciso lembrar que a fertilidade depende da presença de nutrientes que garantirão o crescimento e desenvolvimento das plantas. Dessa forma, o papel dos remineralizadores é repor os minerais que o terreno perdeu ao longo do tempo.


Por meio da remineralização é possível aumentar a disponibilidade de macro e micronutrientes essenciais para a produtividade da lavoura, permitindo que o solo esteja melhor preparado para a etapa de plantio. Então mais adiante falaremos com detalhes sobre macro e micronutrientes e quais benefícios eles proporcionam.


Pó de rocha – o que é e como é usado na remineralização?


O pó de rocha é um dos principais remineralizadores de solo utilizados em países de clima tropical. No Brasil, durante o ano de 2019, mais de 2 milhões de hectares foram cultivados com esse remineralizador que é classificado como um agromineral in natura.


O processo de rochagem


Rochagem é o nome dado ao processo de aplicação do pó de rocha. Portanto é a aplicação de rochas moídas espalhadas pela superfície do solo. Mas a rocha moída não é misturada ao solo, esse pó deve ficar somente na região da superfície. De forma geral, recomenda-se que essa aplicação seja feita cerca de 40 dias antes do plantio.


Então o grande objetivo é fornecer elementos e nutrientes que contribuam para aumentar a fertilidade do solo e favorecer o desenvolvimento das plantas.


Como a rochagem favorece o solo?


Não é por acaso que a rochagem é adotada em grandes lavouras, inclusive de milho e soja. Pois elo fato de melhorar os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo, este processo gera uma alta quantidade de macro e micronutrientes fundamentais em todas as etapas do cultivo. Portanto, para que a rochagem apresente os resultados esperados, é preciso que o solo já tenha boas condições biológicas.


Os benefícios da remineralização feita com pó de rocha são obtidos por meio da combinação entre fatores biológicos já existentes e as condições minerais que favorecem o desenvolvimento das plantas.


Principais benefícios dos remineralizadores de solo


Conforme mencionamos, os remineralizadores disponibilizam excelentes quantidades de macro e micronutrientes essenciais para a fertilidade do solo e bom desenvolvimento das plantas.


Macronutrientes primários:

  • Potássio;

  • Nitrogênio;

  • Fósforo.

Macronutrientes secundários:

  • Magnésio;

  • Cálcio.

Micronutrientes:

  • Zinco;

  • Ferro;

  • Manganês;

  • Boro;

  • Cloro;

  • Molibdênio.


Portanto cada macro e micronutriente é responsável por trazer diversos benefícios com a remineralização.


Remineralizadores de solo auxilia no Aumento da CTC do solo


A CTC refere-se à capacidade de troca de cátions com relação aos nutrientes essenciais para o crescimento e bom desenvolvimento das plantas (cálcio, potássio, magnésio etc.). Por isso, quanto maior é o nível de CTC, melhor será a fertilidade do solo.


Redução de danos ao meio ambiente


Os remineralizadores de solo como o pó de rocha são agrominerais in natura. Ou seja, eles contribuem para um cultivo agrícola mais sustentável e ainda atuam na prevenção e combate às pragas e doenças que podem afetar a lavoura.


Maior acúmulo de carbono


O processo de remineralização com pó de rocha aumenta a reserva de carbono no solo, o que eleva a eficiência biológica.


Neutralização do alumínio


Um dos principais responsáveis pela baixa produtividade agrícola é o alumínio. Pois além de ser altamente tóxico para as plantas, ele gera uma série de dificuldades quanto ao crescimento, desenvolvimento, condutividade da água e absorção de nutrientes, provocando sérios problemas ao longo do tempo.


Resultados no curto, médio e longo prazo


Ainda que a absorção dos nutrientes ocorra de forma gradativa, o pó de rocha fornece elementos que não são disponibilizados pelos fertilizantes químicos. Dessa forma, esse remineralizador disponibiliza macro e micronutrientes de maneira contínua, proporcionando resultados benéficos no curto, médio e longo prazo.


Conheça os remineralizadores de solo da Brasilminas


Além de identificar as características do solo e usar um tipo de pó de rocha capaz de torná-lo mais fértil, é preciso que este produto apresente alto desempenho.


Há mais de 70 anos oferecendo produtos que aumentam a produtividade em plantações de todo Brasil, a Brasilminas tem ampla experiência no setor agrícola, entregando aos clientes toda qualidade e expertise necessárias para garantir o sucesso das colheitas.


Então entre em contato conosco e saiba detalhes sobre os remineralizadores de solo que tornam o cultivo altamente produtivo.

9 visualizações0 comentário

Comments


Whatsapp brasilminas
bottom of page