top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Carbonato de Magnésio: O Que é e Para Que Serve?

Carbonato de magnésio está entre os aditivos minerais mais usados em diferentes processos industriais. Os setores mais beneficiados são os de cerâmica, fertilizantes e defensivos agrícolas, indústrias químicas e farmacêuticas.



Carbonato de magnésio – por que ele é tão essencial nas indústrias?


Este carbonato oferece uma série de benefícios para variados processos industriais. Por este motivo, é cada vez mais comum que ele seja utilizado para a fabricação de diversos produtos.


Importância do carbonato de magnésio nos processos produtivos


Tanto o carbonato de magnésio quanto outros aditivos minerais têm sido opções eficazes e viáveis para as indústrias. Os dois principais resultados consistem em ganho de qualidade para os produtos e diminuição dos custos de produção. Juntos, estes dois benefícios favorecem a lucratividade.


Aumento da qualidade


O uso do carbonato de magnésio traz melhorias para as características mecânicas, físicas e químicas dos produtos finais. Ao oferecer essas melhorias, é possível gerar maior valor agregado ao produto, o que torna a empresa com melhor posição no mercado.


Redução dos custos


Devido ao valor acessível e alto rendimento do carbonato de magnésio e demais aditivos minerais, eles geram uma diminuição dos custos envolvidos na produção. Este fator permite comercializar os produtos com um preço mais acessível, gerando ganhos em escala.


Processos mais sustentáveis


Quando o carbonato de magnésio e outros minerais são usados nas indústrias, é possível tornar os processos mais sustentáveis. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, a inovação nos processos tem se tornado cada vez mais relevante para a competitividade das empresas.


Carbonato de magnésio na indústria de cerâmica


Por diversos motivos, o carbonato de magnésio é um dos aditivos minerais mais utilizados no setor de cerâmica de revestimento. Devido às características, os produtos finais ganham em qualidade quando este carbonato é utilizado na massa cerâmica.


O uso para a elaboração de massas de cerâmicas vítreas ou semivítreas, por exemplo, evita a ocorrência de trincas e favorece a compactação. O uso dos carbonatos também é frequente na produção de revestimentos porosos, cimento e cal.


Carbonato de magnésio no setor de fertilizantes e defensivos agrícolas


O magnésio é um dos minerais mais importantes para manter as melhores condições do solo. Este é um dos motivos de este carbonato ser tão utilizado na elaboração de produtos que atendem à atividade agrícola. É o caso de fertilizantes e defensivos.


Outro ponto importante é que o magnésio é essencial para corrigir a acidez do solo, contribuindo para o equilíbrio do pH. Isso gera uma maior disponibilidade de nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas e favorece uma excelente produtividade no período da colheita.


Carbonato de magnésio na indústria química


O uso do carbonato de magnésio também traz vários benefícios para as indústrias químicas, já que ele favorece as reações necessárias durante o processo produtivo. Este aditivo mineral é utilizado na elaboração de tintas, plástico e borrachas PVC.


Nos últimos anos, a indústria de tintas, por exemplo, tem investido bastante no aprimoramento dos processos produtivos. Uma das ações é o uso abrangente de aditivos minerais. Além de aumentarem a eficácia e reduzir custos, eles se destacam por proporcionar processos e produtos mais sustentáveis.


Carbonato de magnésio na área farmacêutica


No setor farmacêutico, o carbonato de magnésio é muito usado na elaboração de suplementos minerais que auxiliam no desenvolvimento dos músculos. Atletas e pessoas que praticam atividade física com frequência costumam utilizar estes suplementos. É preciso lembrar que, para esta utilização na indústria farmacêutica, o carbonato precisa ser processado e reduzido à magnesita para que posteriormente seja ingerido.


Na Brasilminas você encontra carbonato de magnésio com qualidade certificada nas Granulometrias/Malhas: 325


Além de saber sobre as vantagens e aplicações do carbonato de magnésio em diversas indústrias, é preciso contar com a máxima qualidade e desempenho desse produto. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que aumentam a produtividade em empresas de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.


Os negócios se transformam com rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Para isso, disponibilizamos dezenas de aditivos minerais que proporcionam excelentes resultados.


Entre estes aditivos está o carbonato de magnésio. Para atender com exatidão às demandas de cada cliente, oferecemos vários serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento dos nossos produtos. Estes serviços são:

  • Britagem;

  • Peneiramento;

  • Moagem;

  • Micronização;

  • Blendas/misturas.


Entre em contato conosco. Explicaremos detalhes sobre como o carbonato de magnésio contribui para elevar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa. Garantir a qualidade e reduzir custos é fundamental para aumentar sua lucratividade.

60 visualizações0 comentário

コメント


Whatsapp brasilminas
bottom of page