top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Dolomita em pó é o aditivo ideal na fabricação de tintas e texturas



Dolomita em pó está entre os aditivos minerais mais usados em diversos segmentos. Seja nas indústrias ou na agricultura, ela proporciona excelentes resultados no processo produtivo e eleva a lucratividade das empresas.


Dolomita e seus diferenciais para a indústria e agricultura


Dolomita – o que é?

A Dolomita em pó é composta por carbonatos de cálcio e magnésio e tem coloração branca ou incolor. Este mineral pode ser utilizado em diversos tipos de compostos. Devido às propriedades químicas e físicas, ela aumenta a qualidade de diferentes produtos. Além disso, a dolomita é amplamente utilizada na atividade agrícola em processos de calagem.


Dolomita na agricultura

Juntamente com outros minerais, a dolomita é muito utilizada para corrigir a acidez do solo. Este processo é fundamental para disponibilizar maior quantidade de macro e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e produtividade da lavoura. Os principais benefícios são:

  • Equilíbrio do pH do solo;

  • Fornecimento adequado de cálcio e magnésio para atender às necessidades de cada tipo de solo e plantas;

  • Elevada disponibilidade de nutrientes, o que contribui para as plantas e boas condições do solo ao longo do tempo;

  • Redução dos efeitos tóxicos provocados pelo manganês e pelo alumínio;

  • Bom desenvolvimento do sistema radicular das plantas;

  • Condições biológicas favoráveis à fertilidade do solo.


Dolomita na fabricação de tintas

Devido à composição da dolomita em pó, este aditivo mineral proporciona várias vantagens na elaboração de diferentes tipos de tintas. Isso inclui as tintas automotivas. As principais vantagens são:

  • Melhora a resistência e performance do produto;

  • Favorece a abrasão do filme;

  • Serve de base para a fabricação de massas corridas;

  • Atua na elaboração de texturas, tintas para uso imobiliário, tintas de demarcação etc.


Dolomita na elaboração de plásticos


A aplicação da dolomita em pó em processos produtivos também é comum na indústria de plásticos. Este aditivo mineral atua como elemento de reforço em resinas termoplásticas. Isso favorece a composição e resistência dos produtos. Quando utilizada na elaboração de masterbatches (composto plástico de um ou mais aditivos em alta concentração), a dolomita atua na dispersão dos pigmentos, o que permite que as resinas virgens sejam adequadamente pigmentadas.


Dolomita na fabricação de borracha


dolomita-seixos


A composição da dolomita em pó torna este aditivo uma excelente opção para a elaboração de borrachas. Devido à baixa absorção de plastificantes, ela permite melhor adição de carga ao composto. Ela também atua como coadjuvante ou enchimento, o que confere melhor qualidade ao composto.


Dolomita – as 3 grandes vantagens para as empresas


Os diferenciais da dolomita se resumem em três Ps:
Produtividade

Devido aos vários benefícios proporcionados aos processos, este aditivo mineral favorece a produtividade. Isso significa melhor eficiência nas atividades industriais e ganhos quanto ao uso ordenado dos recursos. Não é por acaso que a dolomita e diversos outros aditivos minerais tem sido tão utilizados em indústrias de diferentes segmentos.


Processos

O uso de aditivos minerais certificados torna os processos mais sustentáveis. Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, este fator torna a empresa mais competitiva. Cada vez mais, o fator ambiental é considerado para escolha de fornecedores e obtenção de reconhecimento. A questão da sustentabilidade é outro dos motivos que tem feito aumentar o uso de aditivos minerais.


Preços

Além de elevar a qualidade dos produtos, a dolomita reduz os custos do processo produtivo. É a combinação perfeita para conseguir aplicar preços mais competitivos aos itens que a empresa produz. Isso gera maiores ganhos em escala e contribui para aumentar os lucros no curto, médio e longo prazo.


Dolomita com qualidade certificada você encontra na Brasilminas

Além de saber sobre as vantagens e aplicações da dolomita nas atividades industriais e agrícolas, é preciso ter garantias quanto à performance deste mineral. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que aumentam a produtividade em empresas de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.


Trabalhamos com produtos devidamente certificados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Além disso, temos certificação quanto ao cumprimento das normas ISO 9001.


Investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Para isso, disponibilizamos dezenas de aditivos minerais que proporcionam excelentes resultados.


Entre estes aditivos está a dolomita, disponível nas seguintes granulometrias/malhas: 08, 10, 12, 14, 40, 50, 100, 200, 325, 400 e micronizado.


Para atender com exatidão às demandas de cada cliente, oferecemos vários serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento dos nossos produtos. Estes serviços são:

  • Britagem;

  • Peneiramento;

  • Moagem;

  • Micronização;

  • Blendas/misturas.


Entre em contato conosco. Explicaremos detalhes sobre como a dolomita aumenta a eficácia dos processos produtivos na sua empresa. Garantir a qualidade e reduzir custos é fundamental para aumentar sua lucratividade.

92 visualizações0 comentário
Whatsapp brasilminas
bottom of page