top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Carbonato de Cálcio e Quais as Suas Aplicações?


O carbonato de cálcio, calcita ou cretáceo está muito associado ao uso farmacêutico. Por conta de suas propriedades essa substância é usada em casos de aumento da necessidade de cálcio durante a gravidez, ingestão inadequada da substância, prevenção da osteoporose e muitos outros. Porém, além dessas, o carbonato de cálcio é muito usado em outras formas proporcionando diversos resultados.


O carbonato de cálcio é o principal componente de rochas como os calcários. Então, ele pode ser obtido através da calcinação e precipitação de um carbonato de cálcio natural. Dessa forma, temos um produto de baixa densidade e alto índice de brancura.


Carbonato de cálcio e suas aplicações


O carbonato de plástico é um componente com características específicas, porém flexíveis. Portanto, pode ser aplicado nos segmentos de adesivos, agronegócio, artesanato, borracha, cerâmica, construção civil, cosmético, domissanitário, filtração, fundição, geoterapia, farmacêutica, impermeabilizante, papel, petróleo, química, refratários, siderurgia, tintas e outros. Algumas indústrias realizam essa aplicação de forma frequente por conta de suas propriedades, como por exemplo:


Plásticos com carbonato de cálcio


Na indústria de plásticos, o carbonato de cálcio ajuda a potencializar as propriedades mecânicas de peças plásticas. Em outras em palavras, significa que ajuda a aumentar a resistência física do material a impactos. Assim, essa propriedade ajuda também a oferecer mais durabilidade em produtos que por sua própria natureza sofram mais desgastes.


Tintas


Por conta do alto nível de pureza química do Carbonato de Cálcio, quando aplicado em tintas, pode oferecer maior resistência e melhor dispersão às tintas e poder de cobertura úmida ou seca. Ou seja, dependendo da quantidade aplicada, pode aumentar ou diminuir o brilho desse revestimento. Portanto, esse tipo de aplicação é feita normalmente em tintas à base de água, látex, têxteis, imobiliárias e flexográficas.


Borrachas


Essa aplicação funciona de forma similar ao plástico, potencializando as propriedades mecânicas de borrachas. Dessa forma, aumenta o volume do material, amplia a resistência da borracha proporcionando mais durabilidade e reduz os custos na produção. Além disso, também pode oferecer melhor dispersão e mistura mais facilmente.


Fabricação de papel com carbonato de cálcio


O carbonato de cálcio é muito usado na indústria do papel para a fabricação desse material. Dessa forma, essa substância química oferece alta resistência e opacidade no produto. É usado na fabricação de papeis de fumo e cigarros por conta de sua alta capacidade combustível e continuidade de combustão.


Tipos de carbonato de cálcio


Além de suas formas de aplicações é importante se atentar aos diferentes tipos existentes de carbonato de cálcio. Existem cinco classificações de carbonato de cálcio e são eles: extra leve, leve, médio, alta absorção e revestido.


Extra leve


A granulometria das partículas de carbonato de cálcio nessa classificação são maiores e por conta disso sua capacidade de absorção também é menor. Portanto, esse é o tipo mais usado pelas indústrias de papel, artigos de farmácia, artigos plásticos, borracha, perfumaria e é muito usado na fabricação de pastas de dente.


Leve


As partículas de tipo leve são consideradas de tamanho médio, ficando entre o extraleve e o médio. É usado principalmente na indústria de plásticos e borracha como carga de matéria prima. Dessa forma, sua propriedade oferece á resina grande flexibilidade. Também pode ser usada na indústria farmacêutica em menor escala.


Médio


Com um tamanho relativamente grande o carbonato de cálcio de tipo médio é o preferido de muitos fabricantes da indústria do plástico e borracha.



O tamanho de suas partículas ajuda em sua fluidez, sem serem abrasivas. É utilizada na aplicação em borracha por conta do custo-benefício. Portanto, pode ser usado em grandes escalas sem que o produto sofra mudanças em suas características principais.


Alta absorção


Graças as suas pequenas partículas esse material possui capacidade de alta absorção de óleos e líquidos em geral. Ou seja, muito usado na indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia e também na fabricação de papel. Sua aplicação resulta em uma entrega de grande absorção aos produtos e alto nível de pureza.


Revestido


Nessa classificação temos as partículas de carbonato de cálcio tipo médio coberto por revestimento orgânico. O uso de carbonato revestido apresenta diversas vantagens. Pois, além de ter grande facilidade de aderência a massa e ajuda no aumento de produção por extrusoras, injetoras e calandras. Além disso, possui baixo preço e pode ser usada em grande escala, sem causar mudanças radicais na viscosidade da massa.


Com mais de 70 anos no mercado a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.


Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.

14 visualizações0 comentário

תגובות


Whatsapp brasilminas
bottom of page