top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Aplicação de aditivos minerais no segmento de borracha



Aditivos minerais no segmento de borracha proporcionam excelentes benefícios para o processo produtivo. O uso desses minérios é essencial para garantir a qualidade do produto final ao qual a borracha se destina.


Os aditivos minerais no segmento de borracha


São muitos os aditivos minerais empregados na produção de borracha. Cada um deles oferece resultados específicos que, combinados, geram alta qualidade.


Caulim


Este mineral é composto por silicatos hidratados de alumínio, sendo disponibilizado nas cores branca, bege, creme e rosa. Devido à sua composição, o caulim é frequentemente utilizado na produção de diferentes tipos de borracha. Basicamente, os benefícios que ele oferece são:

  • Elevada resistência à pressão, desgaste e atrito;

  • Alta resistência térmica e elétrica devido à baixa condutividade;

  • Níveis adequados de maciez e abrasividade;

  • Ausência de reatividade química;

  • Ausência de efeito tóxico ou inflamável.


Carbonato de cálcio


Este é o componente principal de rochas como o calcário. Trata-se de um sal que eleva o pH de uma solução aquosa. Logo, o carbonato de cálcio se destaca por suas características alcalinas. Para a fabricação de borrachas, os benefícios são:

  • Atua nos casos em que é necessário obter produtos mais claros;

  • Aumenta o volume da borracha;

  • Eleva a resistência mecânica.


Sílica precipitada


Este aditivo mineral para o segmento de borracha refere-se a um composto de dióxido de silício. É um elemento que apresenta elevada pureza e possui alta capacidade quanto à absorção de líquidos. A principal vantagem é que a sílica precipitada favorece a flexibilidade e durabilidade da borracha.


Barita


Este mineral é proveniente do sulfato de bário natural. No segmento de borracha, ele gera os seguintes resultados:

  • Garante maior grau de brancura ao produto;

  • Aumenta a capacidade de resistência aos ácidos;

  • Impede a redução de resiliência dos compostos de borracha;

  • Favorece as características de processamento.


Talco


Este é um mineral filossilicato que se apresenta em diferentes texturas. Ao ser utilizado na fabricação da borracha, o principal benefício deste produto é que ele evita a colagem da borracha não vulcanizada.


Agalmatolito


Este mineral é formado pela transformação hidromineral da rocha riolito. Portanto, esta é uma rocha com grande concentração de minerais aluminosos. As vantagens que este produto proporciona ao setor de borracha são:


  • Aumento da durabilidade;

  • Controle da rigidez;

  • Favorecimento do efeito desmoldante;

  • Aprimoramento de propriedades mecânicas;

  • Maior resistência elétrica e às chamas em compostos de PVC (item de suma importância para borrachas que revestem fios e cabos condutores).


Dolomita


Composto por carbonato de cálcio e magnésio, este aditivo mineral é empregado como enchimento ou coadjuvante. Por apresentar baixa capacidade de absorver plastificantes, ele favorece uma maior adição de carga no composto. A dolomita pode ser usada em grande proporção e contribui de forma direta para a qualidade do composto.


Quartzo


Trata-se de um produto com alto nível de pureza. Ele aumenta a resistência e ajuda a regular o grau de abrasividade do composto polimérico.


Diatomita


Este aditivo mineral é usado como carga reforçante e também na elaboração de compostos leves. A maior vantagem é um aumento significativo da resistência ao desgaste.


Óxido de magnésio


Este elemento é utilizado com o objetivo de ativar a vulcanização. Por se tratar de um aditivo com custo ainda mais acessível se comparado a outros, é uma alternativa bastante viável no processo de fabricação da borracha.


Óxido de zinco


Assim como o óxido de magnésio, ele é utilizado como aditivo para ajudar na vulcanização de borrachas.


Estearato de zinco


Este aditivo age como um lubrificante interno e externo referente à massa polimérica. Ele também é usado como desmoldante.


Estearina


Este produto exerce a função de lubrificante e regulador de propriedades como elasticidade e aderência.


O benefício em comum que todos estes aditivos minerais oferecem é a redução dos custos de produção. Cada um desses elementos torna o processo produtivo mais eficiente e, por conta disso, geram economia de matéria-prima e demais insumos utilizados na elaboração da borracha.


Esse ganho também se reverte na qualidade do produto oferecido aos clientes, contribuindo para a excelência do produto final que será entregue ao consumidor.


aditivos minerais no segmento de borracha que atende ao setor de calçados



Os aditivos minerais no segmento de borracha são muito usados principalmente do segmento de calçados para a produção de solas.


Um dos setores industriais que mais demandam uso de borracha é o segmento de calçados. Esse tipo de produto apresenta características específicas que precisam ser atendidas pelas empresas fabricantes de borracha, garantindo plena qualidade ao consumidor final. Para atender às necessidades deste setor, os aditivos minerais que mencionamos acima são amplamente utilizados.


Conheça os aditivos minerais no segmento de borracha oferecidos pela Brasilminas


Além de saber quais são os aditivos minerais no segmento de borracha, é preciso contar com a máxima qualidade destes produtos. Há mais de 70 anos oferecendo soluções que favorecem a produtividade em indústrias de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.


Os negócios se transformam com rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.


Para facilitar ainda mais as etapas do processo produtivo nas empresas, além de todos os minerais aplicados no segmento de borracha, disponibilizamos serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento desses produtos. Estes serviços são:

  • Britagem;

  • Peneiramento;

  • Moagem;

  • Micronização;

  • Blendas/misturas.


Entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como cada aditivo mineral contribui para aumentar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa.

11 visualizações0 comentário

Commenti


Whatsapp brasilminas
bottom of page