top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Aditivos para construção civil

Se você está aqui provavelmente deve saber o que são aditivos minerais e está procurando por soluções para construção civil. Mas, caso você não saiba nós iremos explicar. Os aditivos são materiais que quando adicionados a um produto podem ajudar a modificar ou potencializar suas propriedades físicas. Dessa forma, o produto se torna mais fácil de manusear ou até mesmo aplicar.



Como os aditivos para construção civil trabalham?


Os aditivos para construção civil podem ajudar em diversos fatores quando adicionados a um produto. Essas substâncias podem alterar as propriedades de um material podendo modificar, potencializar ou minimizar as características do mesmo. Nós da Brasilminas trabalhamos com um amplo portfólio de aditivos minerais e estamos presentes em praticamente toda a cadeia desse setor. Os nossos principais produtos são: Agalmatolito, Ardósia, Barita, Bentonita, Calcita, Calcita revestida, Caulim, Dolomita, Diatomita, Estearato de zinco, Hidróxido de cálcio, Mica flocada, Óxido de cálcio, Quartzo e Talco. Esses aditivos são aplicados a diversos produtos do segmento de construção civil com o intuito de modificar, potencializar ou minimizar algumas de suas características, veja abaixo!


Concreto


Existem diversos aditivos para concreto com diferentes propriedades. Quando adicionado ao produto suas principais características são: ampliar a qualidade do material, reduzir seus pontos fracos, aumentar a plasticidade do concreto, acelerar ou retardar o tempo de secagem/endurecimento do concreto, reduzir a retração e aumentar a durabilidade. Alguns aditivos também podem ajudar a reduzir os custos, pois fornecem uma distribuição melhor do concreto, diminuindo a quantidade de consumo do cimento. O quartzo (dióxido de silício ) é um aditivo mineral muito utilizado na construção civil, como por exemplo : aditivo para fabricação de concreto de ultra alto desempenho.


Argamassa


Na argamassa são utilizados diversos tipos de aditivos com finalidades similares ao tópico anterior. Os aditivos são usados como impermeabilizantes modificadores de viscosidade, inibidores de retração, incorporadores de ar, minimizadores ou aceleradores do tempo de secagem e também como redutores de água.


Tinta látex


As tintas látex também devem ser consideradas como parte da construção civil. Os aditivos são aplicados nas tintas com grande frequência, pois são eles que garantem ainda mais proteção e estabilidade, aumentando as propriedades mecânicas do material. Por serem inertes, os aditivos oferecem resistência às tintas em estado de tempo ruim, tempestade ou qualquer outro fator externo que possa danificar a área que o material foi ou será aplicado. Também pode garantir o melhor custo-benefício para sua tinta.


Nesse caso, o aditivo mais usado é o Carbonato de Cálcio por conta de sua pureza, oferecendo mais resistência e dispersão às tintas. A mica flocada também pode ser considerada uma grande aliada, pois, proporciona uma melhor cobertura e uma resistência térmica e química mais alta. Além disso, a bentonita também é muito utilizada para proporcionar um acabamento opaco e viscoso.


Quais são os aditivos para construção civil?


Na construção civil os aditivos podem ser adicionados na mistura de cimento, areia, argamassa e até na água para melhorar o desempenho do produto. Porém eles podem proporcionar diferentes resultando dependendo da aplicação e do aditivo.


Aditivos impermeabilizantes


Os aditivos impermeabilizantes são aplicados em massas de concreto e argamassas para auxiliar esses produtos a absorver água e assim expulsar esse líquido. Ao mesmo tempo ajudam a impermeabilizar sua estrutura. O talco, quartzo e carbonatos revestidos, são aditivos importantes usados para oferecer essa propriedade impermeável em massas de concreto.


Modificador de viscosidade


Esses aditivos modificam a propriedade do produto, aumentado a coesão da massa sem mudar o tempo de secagem e a plasticidade do material. Nesse caso a bentonita pode entrar como um agente modificador das propriedades reológicas, principalmente em tintas.

Esses são alguns dos aditivos minerais para construção civil que são usados para potencializar o desempenho dos materiais na hora da obra e entregar um melhor resultado para o seus clientes. Porém, é importante contar com uma empresa que tenha experiência no setor e possa te fornecer o aditivo que melhor se adéqua a sua necessidade.


Nós da Brasilminas temos uma vasta experiência no mercado de aditivos minerais há mais de sete décadas. Estamos prontos para te atender e recomendar nossas melhores opções. Possuímos um amplo portfólio e atendemos grande parte do segmento de construção civil. Esses são alguns dos aditivos que trabalhamos: Agalmatolito, Ardósia, Barita, Bentonita, Calcita, Calcita revestida, Caulim, Dolomita, Diatomita, Estearato de zinco, Hidróxido de cálcio, Mica flocada, Óxido de cálcio, Quartzo e Talco.


Fornecedor de aditivos para construção civil


Há mais de 70 anos no mercado, a Brasilminas busca atender as necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais. É um grande fornecedor de aditivos minerais para construção civil atendendo os principais segmentos desse setor.


Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa.

5 visualizações0 comentário

Comments


Whatsapp brasilminas
bottom of page