Os aditivos minerais para tintas automotivas proporcionam excelentes resultados. Eles são obtidos no que diz respeito ao desempenho do produto e também aos custos relacionados ao processo produtivo. Vamos ver com detalhes os benefícios de utilizar esses aditivos na fabricação de tintas para o setor automotivo.
Vantagens de usar aditivos minerais em tintas automotivas
A aplicação de aditivos minerais para tintas automotivas proporciona importantes benefícios para as empresas deste segmento. Independentemente da composição básica de cada tipo de tinta, todas elas recebem elementos minerais que favorecem a performance do produto.
Alta qualidade e desempenho
São diversos os fatores que refletem a qualidade dos aditivos minerais na elaboração de tintas automotivas. Além de contribuir para tornar o processo produtivo mais sustentável, esses aditivos geram diversos resultados positivos para o produto. São eles:
Maior resistência quanto a fatores climáticos e demais circunstâncias que geram danos às áreas em que a tinta foi aplicada;
Diminuição da concentração de pigmentos;
Melhor estabilidade nos pigmentos;
Proteção contra raios ultravioletas;
Maior capacidade de cobertura;
Resistência à lavabilidade (capacidade de resistência da tinta quanto à limpeza com produtos químicos de uso doméstico);
Manutenção de propriedades adequadas de fosqueamento;
Redução da sedimentação;
Facilidade quanto à dispersão;
Maior resistência quanto à abrasão;
Espaçamento do dióxido de titânio;
Excelente nível de brilho;
Baixo índice de amarelecimento;
Baixa absorção de óleo.
Custo acessível
Não é por acaso que os aditivos minerais para tintas automotivas têm sido cada vez mais utilizados. Um dos benefícios que eles oferecem para as empresas atuantes neste segmento é um custo baixo e alto rendimento. Estes fatores beneficiam diretamente a lucratividade e ainda tornam a empresa mais competitiva no mercado.
Proteção do meio ambiente
Uma das maiores preocupações no segmento de tintas e demais indústrias é com relação à sustentabilidade. É cada vez mais necessário que as empresas utilizem matérias-primas que não provoquem danos ambientais.
Pelo fato de serem produtos obtidos na natureza, os aditivos minerais contribuem para que o processo produtivo seja mais sustentável. Outro fator de grande importância é que eles não contêm elementos tóxicos. A combinação dessas vantagens traz um excelente custo-benefício para as empresas fabricantes de tintas.
Quais são os aditivos minerais usados na produção de tintas?
Há diferentes tipos de aditivos minerais para tintas. A escolha e combinações de cada um deles depende dos demais itens empregados no processo produtivo e do desempenho esperado com relação à tinta. Estes são os aditivos.
Bentonita;
Caulim;
Agalmatolito;
Calcita;
Barita;
Dióxido de titânio;
Carbonato de cálcio precipitado;
Dolomita;
Diatomita;
Sulfato de bário;
Mica;
Quartzo;
Óxido de zinco.
Conheça nossos aditivos minerais para tintas automotivas
Além de saber quais são as vantagens oferecidas pelos aditivos minerais na fabricação de tintas, é preciso contar com produtos de altíssima qualidade e desempenho.
Há mais de 70 anos oferecendo produtos e serviços que elevam a produtividade em indústrias de todo Brasil, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado.
Os negócios se transformam com rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Além dos aditivos minerais mencionados acima, para facilitar ainda mais as etapas do processo produtivo nas empresas, disponibilizamos serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento destes produtos. Estes serviços são:
Britagem;
Peneiramento;
Moagem;
Micronização;
Blendas/misturas.
Entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como cada aditivo mineral contribui para aumentar a eficácia dos processos produtivos na sua empresa.
Comentários