top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Aditivos minerais e aditivos químicos – principais diferenças


Aditivos minerais e aditivos químicos são utilizados em diferentes segmentos industriais e agrícolas. Eles atuam em diversos processos que possibilitam a transformação da matéria-prima para que ela possa ser empregada em uma infinidade de produtos. No entanto, grande parte das empresas tem optado por priorizar o uso de aditivos minerais.


Aditivos minerais e aditivos químicos – a questão da sustentabilidade


Aditivos químicos e aditivos minerais apresentam muitas diferenças. A maior delas está relacionada aos cuidados com o meio ambiente. Esta é uma das principais razões pelas quais as empresas tem optado por aditivos minerais ao invés de itens químicos.


Desenvolver produtos e processos mais sustentáveis consiste no maior desafio das indústrias. É necessário garantir a eficácia dos produtos oferecidos e, ao mesmo tempo, atuar na preservação dos recursos naturais. Para obter este equilíbrio, é essencial que as empresas inovem em processos que considerem os fatores ambientais.


Uma das maneiras de obter produtos e processos comprometidos com a sustentabilidade é escolher matérias-primas que não geram danos ao meio ambiente. Este fator faz total diferença em todas as etapas da produção.


No que consiste a Química Verde?


Para compreender ainda melhor porque os aditivos minerais têm sido tão procurados, é interessante considerar um conceito bastante atual chamado Química Verde. Ele surgiu nos Estados Unidos e está ganhando um espaço cada vez maior no Brasil. O intuito dessa ciência é desenvolver ações e processos industriais que sejam ecologicamente adequados. Vejamos alguns dos maiores princípios dessa abordagem:

  • Os produtos químicos devem ser concebidos de maneira que, ao final de sua função, não persistam no ambiente e se decomponham em produtos de degradação inócuos;

  • Os produtos químicos devem ser concebidos para preservar a eficácia da função, reduzindo simultaneamente a toxicidade;

  • As substâncias e a forma como elas são utilizadas em um processo químico devem ser escolhidas de modo a minimizar o potencial de acidentes químicos, incluindo incêndios, explosões e libertações.


Por que os aditivos químicos são tão prejudiciais?


Em diversos segmentos industriais, o uso de aditivos químicos provoca inúmeros danos ao meio ambiente. Devido aos efeitos nocivos gerados por esses aditivos durante o processo produtivo, eles se tornam altamente poluentes. Estes efeitos prejudiciais acarretam problemas para o solo, água e ar.


No setor de agronegócio, por exemplo, o uso de aditivos químicos, além de gerar danos aos recursos naturais, prejudica a qualidade dos alimentos. Problemas ligados à deterioração ou baixa produtividade do solo muitas vezes estão associados ao uso de itens químicos.


Quais as vantagens de utilizar aditivos minerais?


O uso de aditivos minerais proporciona benefícios em todas as etapas da produção, seja na agricultura ou indústria. Vamos ver os três pilares que determinam os resultados positivos oferecidos por estes aditivos.


Produtos e processos mais sustentáveis


Cuidar dos recursos naturais é sinônimo de gerar valor para a empresa. Como mencionamos, a sustentabilidade é a grande questão para as próximas décadas. Se destacarão no mercado somente as empresas que estiverem engajadas neste compromisso.

Por meio dos aditivos minerais é possível obter produtos e processos mais sustentáveis sem perder em eficácia. Inclusive, muitos desses aditivos contribuem para aumentar a qualidade dos produtos sem gerar despesas excedentes.


Custo acessível


Os aditivos minerais utilizados nos mais diversos segmentos apresentam valor acessível e alto rendimento. Essa combinação atua de forma direta na lucratividade, fazendo que os custos relacionados à produção diminuam.


Ganho em qualidade e desempenho


Cada tipo de aditivo mineral contribui para aumentar a eficácia das fórmulas utilizadas na composição de diferentes produtos. Ou seja, por meio desses aditivos, é possível aumentar a eficácia e nível de desempenho dos itens produzidos, gerando ainda mais valor aos clientes.


Conheça nossos aditivos minerais para a indústria e agricultura


Além de saber quais são as vantagens oferecidas pelos aditivos minerais nas atividades industriais e agrícolas, é necessário contar com produtos de altíssima qualidade e desempenho.


Há mais de 70 anos oferecendo produtos e serviços que elevam a produtividade em indústrias e lavouras de todo país, a Brasilminas tem experiência consolidada no mercado de aditivos minerais.


Os negócios se transformam com rapidez. Portanto, investimos na inovação de forma constante. Nossa missão é oferecer o que há de melhor de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.


Em atendimento às empresas de diferentes segmentos, estes são alguns dos principais aditivos que oferecemos:

  • Agalmatolito;

  • Bentonita;

  • Caulim;

  • Dolomita;

  • Óxido de cálcio;

  • Calcário;

  • Óxido de magnésio;

  • Óxido de zinco;

  • Barita;

  • Carbonato de cálcio precipitado;

  • Talco;

  • Diatomita, entre outros.


Para facilitar ainda mais as etapas do processo produtivo nas empresas, disponibilizamos serviços de aprimoramento quanto ao fornecimento dos aditivos minerais. Estes serviços são:

  • Britagem;

  • Peneiramento;

  • Moagem;

  • Micronização;

  • Blendas/misturas.


Entre em contato com nossa equipe. Explicaremos detalhes sobre como cada aditivo mineral contribui para aumentar a eficácia e sustentabilidade na sua empresa.

29 visualizações0 comentário

Comments


Whatsapp brasilminas
bottom of page