top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Aditivo para tinta látex – Tudo o que você precisa saber



Usado em diversos setores os aditivos são verdadeiros potencializadores de qualidade e propriedade para os produtos de diferentes mercados. Mas esses aditivos possuem uma relação muito estreita com a indústria química. Primeiramente, aditivo para tinta látex são essenciais para a qualidade do produto final.


Os aditivos têm como principal definição a resistência, pois estes trabalham como propriedades que são capazes de resistir a agentes mecânicos, físicos, químicos. Além de também ser propriedade de um corpo que reage contra a ação de outro. E os aditivos servem para oferecer ainda mais resistência para o produto.


Aplicação de aditivo para tinta látex


Uma das principais aplicações dos aditivos são nas tintas, pois são eles que garantem ainda mais proteção, aumentando as propriedades mecânicas do material. Por ser inerte, os aditivos oferecem resistência às tintas em estado de tempo ruim, tempestade ou qualquer outro fator externo que possa danificar a área que o material foi ou será aplicado.


A inércia dos aditivos, garantem e /ou aumentam essa propriedade nas tintas. Assim, o produto pode oferecer mais proteção.


Em automóveis isso também pode acontecer, principalmente nos autos que circulam em praias, os aditivos são usados além da pintura de fábrica, para evitar desgastes como ferrugem, que podem ser causados pela maresia.


Não existe uma regra, ou uma quantidade certa de aditivo que será usado. Fatores externos como a superfície que será aplicado, o local e até a localidade. Por exemplo, praia ou centro metropolitano, influenciam muito na quantidade.


Distribuição por aditivo


As tintas de casas litorâneas precisam possuir uma resistência maior ao tempo úmido e chuvoso e outros fatores causados pela maresia. Ainda nesses casos, é necessário atribuir mais material inerte, como o pó de quartzo, muito usado na formulação de tintas, além de ajudar na resistência à maresia, é um forte aliado na eliminação de mofo. Além desse, muitos outros aditivos podem ser usados, confira a lista abaixo:

  • Argila – pertencido ao grupo dos silicatos de alumínio hidratado e um dos mais comuns dos grupos da caulinita e montmorilonita, as argilas estão associadas a aditivos minerais e estão relacionados a outras matérias como quartzo, feldspato, carbonato, matéria orgânica, sais solúveis e silicatos. Muito aplicado como aglomerantes e massa de modelar para o ramo de artesanato, a argila pode ser aplicada em tintas para melhorar sua aparência e atribuir uma consistência cremosa e espessamento.

  • Barita – A Brasilminas opera com as colorações branca, cinza e creme. A barita é aplicada na indústria de tintas para promover maior resistência ao ataque químico e abrasão.

  • Bentonita – argila plástica constituída principalmente do argilomineral montmorilonita, age como um agente suspensor na formulação de tinta, englobando os setores cerâmico e esmalte cerâmico.

  • Cal hidratada – usado em construções civis como aglomerante para promover o endurecimento da argamassa através do contato com o ar.

  • Carbonato de Cálcio Precipitado – proporciona melhor dispersão às tintas, graças a sua alta pureza química e poder de cobertura úmida ou seca. Pode ser encontrado em tintas à base de água, finas, têxteis, imobiliárias e flexográficas.

  • Dolomita – esse aditivo é muito usado em tintas com baixo poder de cobertura, melhorando a resistência do material. Além disso também serve como base na fabricação de massas corridas, grafiatos, vernizes, texturas, tintas de demarcação, imobiliárias e outras.

  • Talco – é um aditivo importante dentro do segmento de tintas látex, tintas a óleo, impermeabilizantes, fritas metálicas e tintas de baixa visibilidade. Tem como principais propriedades melhorar a resistência e estabilidade reduzindo a sedimentação do material e melhorando a aderência em substratos mais lisos. Também ajuda na resistência ao fogo, na consistência da pintura e na redução da formação de fissuras.


Onde mais podem ser aplicados?


Além dos aditivos apresentados acima, alguns outros também podem ser aplicados, são eles:

  • Agalmatolito

  • Alumina Hidratada

  • Calcita

  • Diatomita

  • Dióxido de titânio

  • Mica

  • Óxido de Zinco

  • Quartzo


Com mais de 70 anos no mercado a Brasilminas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.


Pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores produtos e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual o melhor produto para a sua empresa.

21 visualizações0 comentário

Commentaires


Whatsapp brasilminas
bottom of page