top of page
  • Foto do escritorBrasilminas Indústria e Comercio Ltda

Insumos Brasileiros – quais as vantagens e diferenças?

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores sofreram com as importações de produtos de outros países. E isso também impactou na indústria dos aditivos. Com uma grande demanda e pouca oferta desses insumos a solução é substituir por insumos brasileiros que muitas vezes são deixados de lado. A verdade é que a qualidade dos produtos brasileiros é a mesma que dos produtos importados e pode sair bem mais em conta.

Nesse período de pandemia a produção industrial desses produtos está dentro das fronteiras brasileiras. Diversas empresas de variados setores já possuem planos de aumentar o investimento em produção de insumos brasileiros. Então, essa é uma das formas de reduzir a dependência do fornecimento do mercado asiático.

Fortalecimento na produção de insumos brasileiros


O aumento da produção de insumos dentro do país já virou pauta nos gabinetes em Brasília. Essa queda nas importações tem impactado a indústria química, o setor agrícola e pecuário. Já no setor têxtil, esse resultado tem crescido. Os pigmentos produzidos para essa indústria já ocupam cerca de 70% de produção nacional e a meta é chegar em 90%.


Porém, muitas pessoas ainda desconfiam da qualidade ou eficiência dos insumos brasileiros. Além de ser um fator de grande influência na economia do país, a produção nacional desses produtos pode impactar de forma positiva nos setores que giram em torno desses insumos.


Vantagens dos insumos brasileiros


Os insumos brasileiros possuem muitas vantagens quando comparados aos importados. Portanto, além de impactar da cadeia produtiva de um setor de forma positiva, a produção nacional também pode gerar muitos outros benefícios para o seu negócio e o mercado nacional, veja abaixo.


A modernização dos insumos brasileiros


Graças ao crescimento desse mercado o insumo brasileiro tem se modernizado cada vez. Portanto, no atual momento de pandemia esses insumos nacionais tem tido papel importante no mercado produtivo nacional. Dessa forma, seu processo de produção moderno traz uma qualidade e eficiência ainda maior aos insumos e aditivos produzidos.


Fortalecimento do mercado nacional


Durante esse momento de pandemia, muitos setores se encontraram em situações de vulnerabilidade econômica por falta desses produtos importados principalmente do continente asiático. Porém, essa necessidade de diminuir a dependência de bens industrializados já está em pauta na Casa Civil e no Ministério da Defesa desde fevereiro, antes do início na pandemia. Dessa forma, a economia se fortalecerá e o mercado nacional se encontrará livre e pouco dependente de importações vindas da Ásia.


Menor prazo de entrega


Por serem produtos produzidos nacionalmente o prazo de entrega será menor, pois não passará por um longo processo de importação. Dessa forma, o prazo de entrega será reduzido e a quantidade de entrega desses produtos poderá ser ainda maior. Então, esse fator também impacta de forma direta na cadeia produtiva, acelerando a produção de produtos a partir desses produtos e materiais.


Maior facilidade de pagamento


Os insumos brasileiros possuem mais facilidade de serem adquiridos pois sua comercialização é feita apenas nacionalmente. Ou seja, é feita com a moeda nacional, impactando na redução de taxas e suspendendo os impostos de importação. Além disso, o valor poderá ser reduzido em alguns setores.


Insumos de alta qualidade


Diferente do que muitas pessoas pensam os insumos brasileiros não perdem em nada para os importados. Esses produtos nacionais são de altíssima qualidade e possuem a mesma capacidade e eficiência que os usados normalmente. Muitos setores acreditam no potencial desses insumos e investem de forma confiante na produção desses produtos.


Geração de mais empregos


O foco principal é o crescimento desse setor e a produção de insumos brasileiros. Dessa forma, a expansão do mercado trará mais empregos em diversos setores, mas principalmente na indústria, agronegócio, setor de tintas e borracha. Portanto, a geração de mais empregos impacta de forma direta e positiva na economia do país.


BrasilMinas fornecedor de insumos brasileiros


Há mais de 70 anos no mercado, a BrasilMinas busca atender às necessidades de seus clientes com qualidade e inovação de seus produtos e serviços. Através destes anos aperfeiçoou-se para sempre atender os principais setores industriais.


Possuímos uma vasta experiência nesse mercado e estamos prontos para te atender e recomendar nossas melhores opções de produtos. Possuímos um amplo portfólio e atendemos diversos setores. Esses são alguns dos aditivos que trabalhamos: Agalmatolito, Ardósia, Barita, Bentonita, Calcita, Calcita revestida, Caulim, Dolomita, Diatomita, Estearato de zinco, Hidróxido de cálcio, Mica flocada, Óxido de cálcio, Quartzo e Talco.


Portanto, pensando nisso trabalhamos para oferecer os melhores insumos brasileiros e serviços para nossos clientes. Entre em contato conosco e descubra qual a melhor opção para a sua empresa.

2 visualizações0 comentário

Comments


Whatsapp brasilminas
bottom of page